entre Parágrafos / entre Párrafos

Comentários, impressões e conclusões de livros lidos

Comentarios, impresiones y conclusiones de libros leídos

abcabcabcabc.........................abcabcabcabc

Libro: 10 Relatos Eróticos
Editora: Plaza & Janes S.A
Resumén en una palabra: cachondo!
Categoría: cuentos

"La observó respirar por la boca, que se empeñaba en resecársele, y metió su vista en el valle de esos pechos soberbios, increíblemente grandes y firmes, y se imaginó acariciándolos. No cabrían en sus manos, sobraría tersura por los cuatro costados." (Sentimental Journey)




Este libro, ah, este libro, lo he encontrado por internet y tuve que dirigirme a una tienda de libros de segunda (tercerca o cuarta), en Calle Hortaleza, para conseguirlo. Nada más que diez autores discurren sus pensamientos y sus dedos para llevarnos al íntimo de sus personajes. Autores conocidos, como Charles Bukowski (Lolita's man, cómo no saberlo) y Julio Cortázar, que me ha ganado con su "Vientos Alisios" y me ha perdido, de momento, con "Rayuela". Y autores desconocidos, por lo menos para mí, como Ofèlia Dracs y Eduardo Mendicutti.  Y quien piensa que hacer literatura erótica es fácil, que para esto es necesario solamente usar expresiones vulgares, se equivoca. Hay que haber una buena história como escenario de fondo. 


abcabcabcabc.........................abcabcabcabc



Livro: Preconceito Lingüístico - o que é, como se faz
Autor: Marcos Bagno 
Editora: Edições Loyola
Resumo numa palavra: esclarecedor
Categoria: Educação

 "E essa enorme bobagem de dizer que ´brasileiro não sabe português´, e que ´só em Portugal se fala bem português´?É uma piada de mau gosto, infelizmente transmitida de geração a geração pelo ensino tradicional da gramática na escola. O brasileiro sabe português, sim. O que acontece é que nosso português é diferente do português falado em Portugal. Quando dizemos que no Brasil se fala português, usamos esse nome simplesmente por comodidade e por uma razão histórica, justamente a de termos sido uma colônia de Portugal".
 

Um bom livro para acabar com estas, sejamos sinceros, besteiras que as pessoas falam sobre a Língua Portuguesa. Imbecilidades do tipo: "o português é mais correto naquele ou neste Estado brasileiro", "no Brasil não se sabe falar português",  ou "as pessoas sem instrução falam tudo errado". Marcos Bagno critica e literalmente esculacha alguns gramáticos tradicionais, como Pasquale Cipro Neto e Dad Squarisi, por exemplo. O autor critica, sem qualquer piedade, os defensores do português "ortodoxo" que, através deste, procuram manter distância entre eles mesmos e o povinho "caipira" e "ignorante" que não sabe falar e escrever corretamente. Bagno não esquece de observar que hoje, no Brasil, a Educação vive uma enorme crise, com pouco investimento por parte do governo Federal. Segundo ele, numa lista de 175 países elaborada pela Organização das Nações Unidas na virada do século XXI, o Brasil ocupava o 93o lugar em índice de escolarização, ficando atrás até mesmo de países como a Etiópia e a Índia, exemplos clássicos de subdesenvolvimento crônico. Só que o Brasil é uma das maiores economias do planeta!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário